*RAINDROP*

*RAINDROP*

Caros Colegas,

É com grande satisfação, em nome do Comite Gestor, que apresentamos as atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática - INCTMat, Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira. Com este Instituto cremos estar dando relevante contribuição à matemática em termos nacionais, fazendo avançar significativamente as fronteiras do conhecimento e a formação de novos pesquisadores / doutroes em nosso país. Foco especial de Atenção serão os Centros em Desenvolvimento Regionais, com o objetivo de fortalecer a produção de pesquisa local e criar ou consolidar seus programas de pos-graduação, iniciando-se com o mestrado e seguindo-se com o doutorado, em constante interação com outros centros e participação das atividades de caráter nacional. Projetam-se também atividades de cooperação com a América Latina, com foco na formação de redes de pesquisa na região envolvendo os melhores grupos em áreas da matemática mais avançadas da Região, na formação de novos pesuqisadores e participação brasileira no apoio tutorial avançado e introdutório às outras comunidades relativamente menos avançadas.

O INCTMat agrega em um projeto coerente muitos dos mais ativos grupos de pesquisa de boa parte das principais instituições brasileiras, incluindo o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, sua sede, Instituto de Matemática e Estatística - IME e Instituto de Astronomia e Geofísica - IAG da Universidade Estadual de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Instituto de Matemática, Instituto de Biofísica e COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, Universidade de Brasília - UnB, Universidade Federal de São Carlos - IME/UNICAMP, Universidade Federal Fluminense - UFF, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Universidade Estadual de São Paulo, São Carlos - USP/São Carlos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Universidade Federal de Pernambuco - UFPe e Universidade Federal do Ceará - UFCe.

As atividades focalizam, sobretudo, uma intensa colaboração dos grupos de pesquisa, com o apoio de suas instituições. O Projeto marca uma nova etapa do desenvolvimento da Matemática Brasileira como um todo, em novas bases, com ênfase na pesquisa fundamental, ao mesmo tempo que mais abrangentes no que tange às aplicações e interações com outras áreas da ciência e o setor produtivo. Também propõe-se, uma atuação mais vigorosa em prol do ensino e divulgação da matemática em todos os níveis, e na busca de novos talentos.

Na ponta das aplicações estão as áreas de Matemática do Petróleo: recuperação vançada, em águas profundas, de danos ambientais e prevenção de mudanças climáticas, Modelagem Ambiental, Modelagem de Fenômenos Biofísicos, Economia Matemática e Otimização/Energia Elétrica, com previsíveis impactos tecnológicos e no meio ambiente. De particular interesse social é a contribuição do Instituto à melhoria do ensino da Matemática, através dos programas, de âmbito nacional, de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Medio e da Olimpíada Brasileira de Matemática. Outro importante objetivo é dar apoio à consolidação da pesquisa e a criação e consolidação da pos-graduação em centros em desenvolvimento, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, tais como a Universidade Federal da Amazonas, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal do Piauí e o Centro Virtual em Desenvolvimento formado pelas Universidades Federais de Viçosa, Ouro Preto, São João del Rei e Uberlândia e, além disso, a Universidade Federal do Paraná. E em estágio inicial os futuros Centros das Universidades Federais de Juiz de Fora, Lavras, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A figura que se segue da uma visão global das áreas de atuação do Instituto.

 

 Areas e Centros - fig1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As atividades do Instituto são propostas ao Comitê Gestor, que é responsável pela aprovação e implementação das mesmas, auxiliado pelos representantes das áreas indicadas na figura, dentro das ações e diretrizes descritas a seguir.

   

Ítens de financiamento:

  • Projetos conjuntos de pesquisa
  • Intercâmbio de cientistas nacionais. Intercâmbio de cientistas com a América Latina. Vinda de cientistas estrangeiros de fora da América Latina. O objetivo é a exposição de nossos matemáticos a tópicos avançados de pesquisa, a elaboração e a produção de projetos de pesquisa. Atenção especial será dada à colaboração com pesquisadores de outros INCTs.
  • Realização de eventos científicos. Atenção especial será dada a eventos que congreguem mais de uma área da matemática ou em conjunto com outros INCTs.
  • Bolsas de Pós-Doutorado dentro das atividades de pesquisa e aplicações previstas no Projeto
  • Apoio aos Centros em Desenvolvimento, através de bolsas de Iniciação Científica, equipamentos, bens de consumo, diárias e passagens. Seus pesquisadores incluem-se nos demais itens de financiamento.

 Procedimentos:

  • Envio da proposta, através de e-mail (inctmat@impa.br), em formato pdf  ou doc, com antecedência mínima de 60 dias. Toda proposta deverá conter informações relevantes tais como atividades previstas, orçamento global, fontes de recursos, cronograma e um breve currículo dos principais participantes.
  • Aguardo da notificação de encaminhamento ao Comitê Gestor e seu posterior julgamento.
  • Solicitação e prestação de contas conforme documentos específicos no "link" Apoio a Eventos/Prestação de Contas.
  • Relatório Científico ao final da atividade que deverá ser enviado para inctmat@impa.br.

Avaliação:

  •  Será feita avaliação anual pelo CNPq / FAPERJ, baseada em metas de nosso Projeto original e a serem uma vez mais explicitadas proximamente. Estimula-se o planejamento de atividades conjuntas com outros INCTs, o que será enfatizado na avaliação.

 

Muito obrigado por sua cooperação em planejar e propor atividades com base no que explicitamos acima. Também o seu entusiasmo que possam nos levar a alcançar e mesmo ultrapassar as metas estabelecidas para o nosso Instituto Virtual de Excelência.

Cordialmente,

Jacob Palis

Coordenador

INCTMat

.